Neurologia

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.

Por que a Neurologia é importante? Em primeiro lugar, algumas doenças neurológicas são muito prevalentes na população. Entre as mais frequentes destacam-se o acidente vascular cerebral (a principal causa de mortalidade no Brasil), as cefaléias, epilepsias, doenças degenerativas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson e as polineuropatias. O envelhecimento populacional vem ampliando o impacto de muitas destas doenças, pois são mais comuns em idosos. Além da alta prevalência das doenças neurológicas propriamente ditas, sintomas neurológicos ou complicações neurológicas são muito frequentes em doenças como diabetes, doenças autoimunes, infecciosas e neoplásicas.

Neurologia

Quando devo consultar com um Neurologista?

Entre as doenças, problemas e sintomas que levam as pessoas a procurar um neurologista, podem ser mencionadas acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, dores de cabeça, doença (mal) de Alzheimer, transtorno do sono, doença (mal) Parkinson e doenças da junção do nervo com o músculo (placa motora).

O acidente vascular cerebral (AVC) é um fenômeno que afeta o funcionamento neurológico e pode prejudicar funcionamento motor, os sentidos, a uso da linguagem, etc. Trata-se de obstrução ou hemorragia em uma artéria do cérebro.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune. Ela afeta a substância branca do cérebro e alguns de seus sintomas se parecem com o do derrame cerebral.

Há várias causas possíveis para dores de cabeça, uma das mais comuns é a enxaqueca. O neurologista pode ajudar a achar a causa das dores e prescrever os meios de combatê-las.

A doença (mal) de Alzheimer é a doença neurodegenerativa de maior frequência do planeta. Estima-se que afete cerca de um sexto das pessoas com mais de 65 anos de idade. Entre seus sintomas típicos, está desorientação no tempo e no espaço. Não tem cura e seu ritmo de avanço depende de fatores genéticos e do tratamento recebido (quanto mais cedo o mal for tratado com remédios específicos, melhor).

Transtornos do sono são desordens que manifestam como sintomas anomalias do sono como, por exemplo, insônia, distúrbio da apneia obstrutiva do sono (quando há falta temporária de oxigênio por conta da resistência aumentada que as vias aéreas opõem à passagem do ar durante o sono) e narcolepsia.

Além dos casos citados cima, há outros males e sintomas que recomendam a consulta ao neurologista. Outras boas razões são a existência de histórico familiar de doenças neurológicas, ter sido encaminhado ao neurologista por um clínico-geral ou outro profissional médico ou simplesmente fazer check-up neurológico periódico, que pode ajudar a prevenir uma condição neurológica ou descobri-la em seu início.


Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo Neurologista?

Profissionais da Clínica

Dr. Samuel Antonio Freitas
CRM/SC: 18933


• Formado em Medicina pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC
• Título de Especialista em Neurologia RQE:16759
• Especialização em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP USP
• Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia
• Atende pelos convênios: Agemed, Pladisa e Unimed.

    A Clinivida fica localizada em:
    Rua Rui Barbosa, 111, Lages - SC

    Telefones:
    (49) 3018-3737 (Atendimento Geral)
    (49) 99144-7740 (Dra. Inês Gullich)
    (49) 99176-2244 (Demais médicos)


Responsável Técnico:
Dra. Inês Gullich CRM/SC: 17674 e RQE-17447


GetSystem - Todos os direitos reservados - 2019